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Por que 80% dos produtos lançados mundialmente fracassam?


O Professor Christensen, da Harvard Business School, aponta em seus estudos que 30.000 produtos lançados mundialmente por mês,  isso é, 80% do total, fracassam.

Concomitantemente, o Marketing, assim como a sociedade, tem sofrido mudanças constantes nos últimos anos. Técnicas obsoletas para uma sociedade em mutação constante.

Para entender essas mudanças, precisamos estipular um ponto de inflexão em nosso comportamento social: a internet.

A difusão da internet e sua popularização se iniciou em 2000, momento em que conquistamos a marca de 1 MB/s de velocidade em bandas largas no Brasil. Hoje parece simplório pensar assim, mas nos anos 90 ainda eram comuns as conexões telefônicas, com parcos 50 Kb/s por segundo. Ainda eram comuns discos de vinil, assim como no final dos 90’s os CDs. O download de uma única música poderia levar uma noite inteira para ser completo.

A quebra da sociedade analógica se deu nos anos 2000. As redes sociais começaram a se popularizar em 2002, com o Orkut. O acesso à conteúdos diversos online, assim como a interação maciça entre pessoas, foi proporcionada a partir do marco de 1 MB/s de velocidade na internet brasileira e da difusão mundial da banda larga de internet.

Passados mais de 18 anos do marco zero da sociedade analógica, encontramos novos meios de interação social e gerações mais adaptadas ao uso constante e diário de tecnologia, seja para trabalho, estudos ou mesmo interação. Uma pergunta frequente hoje é: “como as pessoas viviam sem internet?”.

Normalmente. Dentro da realidade presente.

O ambiente mudou. A sociedade mudou. As relações mudaram. Mas a Academia em geral não acompanhou essas mudanças em sua forma de compartilhar conhecimentos. 


As Escolas de Negócios estão, em grande parte, defasadas. Ainda temos professores de Administração e Marketing presos a conceitos antiquados. E ensinando conceitos antiquados. Formando novos profissionais dentro de métricas antiquadas.

A conversão do passado, presente e futuro são fundamentais nas escolas de negócios. Porém, vemos um anacronismo claro em diversos centros de estudos, formando profissionais que ainda acreditam em Pesquisas de Mercado tradicionais e modelos de gestão de pessoas dos anos 70, assim como vemos pulverizados modismos no mercado educacional particular.

Anacronismos versus Formulismos.

Os “revolucionários” do “Marketing Digital” versus o “MarketingTradicional”.

E é simplesmente ineficiente pensar dessa maneira. Beira à estupidez pensar em segmentações do Marketing.

O que temos hoje é a união entre técnicas e áreas de aplicação, fornecendo ainda mais subsídios para a tomada de decisões. Estamos em um mundo digital, com ênfase na Big Data. Podemos e devemos buscar analisar dados comportamentais digitais. Assim como precisamos entender que apenas dados digitais não direcionam estruturas estratégicas de negócios.

Hoje, o gestor de Marketing, assim como de qualquer área da organização, deve ser multidisciplinar. Deve estudar diversas vertentes de análise e estruturação estratégica. Assim como deve formar suas equipes para que sejam capazes de inovar.

A compreensão de toda a organização, do mercado, da sociedade, das tecnologias que servem para retroalimentar seu processo decisório, a análise de processos digitais e analógicos e a integração deles na realidade da organização, são fundamentais para elaborar Estratégias. Inclusive no desenvolvimento de produtos.

Raros são os executivos que estão capacitados para trabalhar nessa realidade altamente competitiva.

No Brasil o cenário ainda é pior. Vivemos em um país que não valoriza os estudos. É comum encontrar nas organizações, de qualquer porte, executivos que não abrem um mísero livro por anos, assim como jovens que acreditam que seus diplomas trouxeram a chave para todos os problemas.

Isso quando falamos de pessoas com graduação, pós-graduação. Novos insatisfeitos com a academia acreditam que não precisam de certos estudos, que sua prática empírica é superior. Muitas vezes pode ser superior em alguns temas. Mas a visão ampliada de realidades só se dá na integração de teoria e prática profissional.

Estudar é preciso. Se atualizar constantemente é preciso.

Os especialistas em tarefas estão com o futuro contado. Assim como seus produtos fracassados.

A Inteligência Artificial Cognitiva já é realidade. E em 2029 estará totalmente desenvolvida, sendo capaz inclusive de tomar decisões independentes. A cocriação já é realidade no mercado mundial, disponibilizando a você especialistas do mundo inteiro para participar de seus projetos. A impressora 3D está cada vez mais pulverizada e será realidade em milhões de lares nos próximos anos.

Quantas carreiras ainda existirão nos próximos anos?

Quais as novas carreiras?

Essas são perguntas para serem respondidas no futuro.

Mas nossa pergunta principal, “por que 80% dos produtos lançados fracassam?”, está com uma resposta disponível agora: a resposta clara é a falta de atualização e capacidade de adaptação às mudanças sociais e mercadológicas dos gestores e das equipes.

Uma nova sociedade criou um novo mercado. E o novo mercado exige a renovação das organizações e de suas equipes. Exige mais de você.

Se desenvolva. Ou seu fracasso está apenas começando.

Alex Kunrath
Consultor Sênior IDAti


O autor é ministrante de cursos online da IDAti, considerados os mais completos do Brasil:

Saiba mais em: www.idati.com.br/educacao

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