Se em nosso artigo anterior explicamos ações para pequenas empresas e profissionais liberais em tempos de pandemia, neste artigo partimos para o planejamento de empresas de médio porte, no que podemos chamar de Plano Corona.

Em primeiro lugar, essa é uma fase de muitas incertezas. Portanto, os passos aqui colocados estão em uma perspectiva de dois a três meses de crise pandêmica e uma subsequente crise econômica. Sim, já estamos
parados há tempo demais para uma economia que recém respirava após uma crise econômica. E isso irá cobrar um custo elevado.

Temos aqui duas vertentes: I) sobrevier à crise e II) nos tornarmos mais competitivos no final dela. Portanto, enxergue esse artigo como um guia de curto e médio prazos.

MERCADO

Nesse momento você percebe o mercado estagnado em diversos setores e ativo em outros, tais como medicamentos, alimentos de longa durabilidade e logística terceirizada para entregas.

Se você observar com atenção, quem está faturando alto na crise são os aplicativos de entregas. Um empresário de Natal-RN me comentou sobre o fato de um desses aplicativos estar cobrando 30% do valor dos pedidos, além do custo de entrega do motoboy. Esse é um cálculo perverso, capaz de quebrar qualquer pequeno empresário que não saiba calcular a precificação de seus produtos.

Aprenda com esse exemplo: seja independente, torne sua empresa o mais independente possível. Esse é o momento de você investir em diferenciais tecnológicos, em aprendizagem. Sua empresa necessariamente precisa se modernizar.

Quando surgiram as primeiras notícias do COVID-19 na China eu avisei meus clientes que era momento de agir, preparando um plano de trabalho remoto.

Muitas empresas sequer haviam cogitado a hipótese de trabalho remoto antes da crise pandêmica. Muitos clientes se recusavam a ter reuniões online por “dificuldades técnicas”. E hoje estão sendo obrigados a se
adaptar.

Veja essa adaptação como uma oportunidade de mercado: como você pode utilizar essa curva de aprendizagem em um futuro pós-pandemia?

A maioria está vendo essa situação como emergencial. Você pode efetivamente aplicar essa sistemática ao seu modelo de negócios. Vivemos em um mundo conectado, por que as pessoas de sua empresa ainda não tinham a opção de trabalhar remotamente? Por que seus atendimentos à clientes precisavam ser presenciais?

Toda a situação atual dessensibilizou boa parte de seus clientes quanto ao atendimento virtual, assim como está servindo para preparar sua equipe para trabalhar assim.

Pense em um futuro próximo: quanto de seus custos poderão ser reduzidos aplicando essa sistemática à sua organização? Quais as tecnologias que lhe faltam para ter o domínio desse modelo? Sistemas de rastreio de funções e controle de processos? Informações compartilhadas em tempo real? Um CRM online? Uma plataforma para pedidos online ou um aplicativo?

Veja oportunidades de melhoria nessa crise. 

É momento de ter uma mente aberta e calma.

PESSOAS

Grande parte das equipes de trabalho está atuando remotamente ou simplesmente parada e os empresários tendem a montar um plano de urgência visando demissões. Isso é um erro quando você ainda tem opções.

Demissões custam caro. E treinar novas pessoas custa tempo e dinheiro.

Imagine o cenário pós-crise pandêmica. Você voltou a um ambiente altamente competitivo, onde estaremos entrando em uma crise econômica. Sua equipe pode ser um de seus diferenciais competitivos, assim como as estratégias que você elaborar nesse tempo de “recesso” do mercado.

Retomar o crescimento não é tarefa para novatos nas empresas, é para pessoas que estão com você há tempo suficiente para executarem o mais próximo possível da perfeição as ações que você planejar. Ou para profissionais de alto padrão, que com certeza serão caros e difíceis de encontrar no mercado.

Treinar pessoas leva meses. Isso quando as pessoas que você contratou permanecem na empresa, pois processos seletivos estão longe de serem garantidores de qualidade total.

Tempo. Essa é a chave. Se você recuperar espaço rapidamente, inclusive tomando posições de concorrentes, você estará em crescimento enquanto os demais estarão buscando se reorganizar.

Seus clientes irão diminuir, assim como seus concorrentes, nem todos aguentarão o baque da crise. Prepare seu time para o fim da pandemia. Alie tecnologia às atividades. Cresça na retomada do mercado, porque ela será ainda mais dura que o choque atual.

Se você mobilizar agora sua equipe e mantê-la, terá pessoas leais à sua empresa no futuro. Pessoas que sabem que podem contar com você, assim como você pode contar com elas. Pense nessa balança antes de partir para medidas mais extremadas.

AÇÕES PARA SALVAGUARDAR UMA MÍNIMA SAÚDE FINANCEIRA

A MP 927/20, lançada nessa semana, dispõe de algumas flexibilizações legais que você pode utilizar a seu favor. Vamos aos pontos chave mais aplicáveis:

A) Até 3 anos de férias podem ser adiantados (3 meses). Selecione os colaboradores mais confiáveis da sua empresa, separe os com menor índice de atividades nesse momento e os coloque de férias antecipadas;

B) Analise quais impostos podem ter pagamentos adiados e refinanciados;

C) Utilize o banco de horas das equipes;

D) Adiante feriados nacionais (não religiosos) e os compute nesse período de parada, fazendo com que os colaboradores trabalhem em feriados futuros;

E) Crie um banco de horas pró-empresa a ser utilizado no futuro

F) Suspenda o recolhimento do FGTS de sua equipe, o pagando de forma parcelada no futuro

Além da MP 927/20, temos os passos óbvios que estão acontecendo maciçamente no mercado:

G) Renegocie com fornecedores, buscando a redução ou parcelamento de seus débitos

H) Corte todo e qualquer gasto supérfluo. Sim, todos eles.

I) Diminua a retirada mensal dos sócios para o mínimo possível

J) Analise adendos contratuais sobre o teletrabalho, reduzindo custos de transporte e alimentação da sua equipe

Recapitulando:

1) O que você pode fazer para otimizar sua gestão?

2) Quais as ferramentas tecnológicas que farão a diferença em um futuro pós-pandemia?

3) Você pode mudar a estrutura física da sua empresa, reduzindo custos via trabalho a distância?

4) Vale a pena demitir ou capacitar sua equipe para o futuro de crise econômica?

5) Renegocie, diminua seus custos ao nível mínimo possível

6) Faça seu plano de ação pós-crise pandêmica. Você estará léguas a frente de seus concorrentes. Uma boa base está no seguinte artigo: Planejamento de Vendas e Definição de Metas

Sua empresa agora depende se você ser estratégico. Sucesso!

Abaixo segue uma palestra completa sobre Reestruturação Organizacional que ministrei em 2019.

Leia Mais: Estudo de Caso – A empresa de cursos SA (pós-H1N1)

O Autor é consultor da IDAti Consultoria e Treinamento

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