Perder tudo e recomeçar do zero

Muitos já perderam tudo, seja em um empreendimento, seja como o preço do desemprego. Hoje é dia de conversarmos sobre isso e, como alguém que já perdeu tudo e recomeçou, irei discutir com você alternativas e uma visão acerca as oportunidades a seu redor.

Todos estamos sujeitos ao fracasso. A história está repleta de homens e mulheres que foram à lona em sua vida profissional. E é nesse momento que precisamos encontrar forças para levantar, buscar alternativas para recomeçar, sem simplesmente desistir.

Desistir não é uma opção. O tempo não para esperando que você esteja reabilitado de um baque profundo. Cabe a você colocar um ponto final na sua etapa de vida e iniciar um novo capítulo. Saiba que é uma fase e que ela vai passar. Mas não passa para quem fica inerte esperando novas portas se abrirem sozinhas.

Minha vida mudou radicalmente em 2009. Naquele ano eu era responsável por clientes chave de uma empresa no ramo educacional, o que me obrigava a uma rotina de viagens de carro de aproximadamente 3.000 quilômetros por semana. Um novo gestor nacional entrou na empresa e resolveu padronizar a frota de veículos da empresa, me entregando um Celta para trabalhar. Com mais de 1,90m de altura e rodando aproximadamente 600km diariamente, passei a ter dores nos joelhos. Solicitei a utilização do meu próprio carro, o que foi negado. Ou eu utilizaria o carro da empresa ou seria demitido, independente dos excelentes resultados passados.

Em alguns meses eu estava fora da empresa, com lesões permanentes em ambos os joelhos. Tive que passar por um processo de meses de fisioterapia para simplesmente voltar a caminhar sem dores. Sem salário, todas minhas reservas simplesmente evaporaram.

Eu nunca mais poderia voltar a dirigir por longos períodos frequentemente, portanto deveria iniciar uma nova trajetória de carreira. Do zero.

Um antigo cliente me contatou. Precisava de um gestor comercial para suas filiais, tendo como premissa o alcance de 12 meses de faturamento em 3 meses. Afinal, naquele mesmo ano passamos pela epidemia de H1N1 e suas unidades educacionais haviam sofrido fortemente com a falta de alunos. Ou se fazia um faturamento de 12 meses em 3 ou a rede perderia seus investidores.

Os resultados foram alcançados. Se tiver interesse, você pode ler essa história no Estudo de Caso: A Empresa de Cursos SA

Após esse projeto, eu montei a idati consultoria e treinamento. Reuni consultores, com contratos por projeto, e iniciei o longo caminho de estabilização e ascensão em minha nova área.

Vamos refletir sobre os 3 pilares do processo de recomeço:

Forças e Fraquezas

Perder tudo e recomeçar do zero não é fácil para ninguém. Mas o desespero é o pai dos erros, portanto analise friamente seus erros e acertos passados. Faça um mapeamento de suas forças e fraquezas, encontre suas lacunas e suas melhores características.

Suas forças renderão oportunidades. Suas fraquezas representarão obstáculos.

Onde estão as oportunidades para um profissional como você? Seja em um novo emprego, seja empreendendo, qual o seu mercado?

Um vendedor de excelência pode se tornar um representante comercial de excelência. Um professor de línguas pode encontrar espaço em cursos online do mundo inteiro. Um bom cozinheiro pode fazer seus próprios pratos e vende-los diretamente para novos clientes.

Quais as habilidades que você precisa agregar ao seu perfil para conseguir crescer em seu novo desafio? Se prepare.

Para atuar com solidez no mercado de consultoria, cursei um MBA, um Pós-MBA, me impus uma rotina de estudos e disciplina constante, onde, no mínimo, estudo 90 minutos diários. Sim, todos os dias eu busco aprender algo novo, há mais de 10 anos.

Tenha humildade e busque se qualificar para seu novo desafio.

Segue um vídeo de 4 minutos com técnicas de estudos para lhe ajudar. Não estranhe minha versão de barba no pico do trabalho remoto de 2020, ok? Até que estava estiloso 😊

Orgulho e vendas

Para você entrar em um novo emprego, você precisa se vender. Para empreender algo, vai precisar aprender a vender seus produtos ou serviços. E, me parece, as pessoas têm certas restrições a vender, como se fosse algo “feio”. Não é feio. E é fundamental.

Qualquer empreendedor precisa abrir mão do orgulho e entender que boletos não se pagam sozinho. O pagamento dos seus boletos está no bolso dos seus clientes e você precisa entender que as pessoas não vão consumir nada de você sem ter o interesse despertado para tanto.

Vendas podem ser presenciais, online ou mesmo por telefone. Mas é fundamental que você entenda que todo o processo comercial parte de despertar o interesse em um indivíduo, portanto você vai precisar se expor. Vai precisar apresentar algo, negociar e vender efetivamente.

O empreendedor sempre é um vendedor. Perceba: eu trabalho com consultoria e preciso vender projetos.

Fale para sua rede de contatos o que você tem a oferecer. Peça indicações. Não é momento de ser orgulhoso, é momento de pagar boletos.

Para lhe ajudar a vender, sugiro o Manual de Vendas Externas mais lido do Brasil.

Curto caminho longo ou Longo caminho curto

Existem duas maneiras de empreender qualquer coisa: ou você sai fazendo e corrigindo constantemente seus rumos ou planeja o que e como vai empreender seu negócio.

O “curto caminho longo” exige revisões constantes, onde você segue uma série de tentativas e erros até encontrar uma linha. E justamente é o mais longo e tortuoso caminho, já que, não em raras ocasiões, você terá que retornar à estaca zero.

Já o “longo caminho curto” representa planejar antes de executar. Você analisa o que vai fazer e como vai fazer, estipulando linhas gerais que irão guiar sua atuação. Pensa no seu mercado, nos seus diferenciais, na forma como irá gerar interesse e efetivamente guiar suas vendas. Se vai vender produtos, saiba exatamente quanto eles terão de custo antes de sair vendendo. Analise a concorrência, analise seu potencial e depois parta para a execução de sua estratégia.

Desde o início da minha empresa, busquei produzir artigos e materiais. Com o passar do tempo esse trabalho gerou relevância online para meu trabalho. O manual de vendas que indiquei é meu, chegou a mais de um milhão de leitores na época em que escrevia para o Administradores.com. Tudo fez parte da minha estratégia, conteúdos escritos sempre foram muito relevantes em minha divulgação. Atualmente ainda produzo vídeos para nosso canal, mas essa é uma conversa para outro momentos.

Nesse momento eu desejo que você faça um planejamento, mesmo que inicial, antes de partir para a ação.

Em dúvidas? Vamos em frente, com uma aula completa. Mas essa aula tem mais de 40 minutos, então salve o link e veja assim que possível. Tenho certeza absoluta que irá lhe ajudar muito.

É importante ressaltar que esse é um artigo mais informal que os de costume, mas quero com isso que você sinta que é possível recomeçar e que entendo suas dificuldades, entendo o longo caminho que você tem pela frente, mas quero que você entenda que você é capaz.

Todos somos pessoas com potencial infinito de crescimento. Nunca é tarde demais. Ray Kroc, empresário que transformou uma lanchonete de dois irmãos na maior rede de fast food do mundo, tinha mais de 50 anos quando conheceu o pequeno McDonalds.

E Ray Kroc era um vendedor.

Caso você esteja em um ponto mais avançado em sua carreira ou empreendimento e queira exponencializar seu poder de desenvolvimento de estratégias do mercado, conheça o curso Estratégias Comerciais Avançadas da nossa empresa de consultoria. São mais de 60 aulas, dezenas de materiais de estudos para a formação de estrategistas plenos.

Desejo o melhor a você. Com disciplina, foco e planejamento, essa é uma fase que você vai superar. Talvez seja essa a oportunidade de fazer algo novo e extremamente interessante em sua nova vida profissional.

Conte com o Aulas de Negócios para lhe ajudar nesse caminho.

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Até a próxima.

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