A “tinta da lula” do crescimento na pandemia

Diversas empresas exponencializaram suas vendas na pandemia. Mas é importante ver essa questão com um sinal de alerta. O que se espera para essas empresas com a normalização das rotinas da população e das empresas? O crescimento na pandemia pode ditar graves erros estratégicos para sua empresa.

A pandemia do Covid-19 se tornou o sepulcro de uma grande parcela das empresas, assim como pôde ser vista como uma janela de oportunidades e crescimento para outras. Em qualquer crise vão existir prejudicados e beneficiados.

Uma análise simplificada: as pessoas ficaram mais tempo em casa, mudando suas rotinas de trabalho e lazer. Portanto, uma residência é o local onde as pessoas passaram mais tempo.

Nesse sentido, o que envolve a casa de uma pessoa ganhou relevância. Estrutura, manutenção e melhorias residenciais. Infraestrutura de internet. Comida, lanches, biscoitos. Plataformas de tele entrega. Serviços de streaming. Jogos eletrônicos. Brinquedos para distrair as crianças. Bebidas alcoólicas para consumo residencial. Utensílios para a cozinha. Etc.

Se sua empresa trabalha com o fornecimento direto ou indireto dessas soluções (sendo fornecedora de um fabricante ou prestador de serviços que envolva aspectos residenciais), é hora de tomar cuidado em seu planejamento. Simplesmente porque esse mercado tende a desaquecer.

Com a ampla vacinação da população, os hábitos tendem a mudar. Uma ampla gama de pessoas está voltando ao trabalho presencial, as crianças estão voltando às escolas, os bares e restaurantes estão cada vez mais frequentados. O retorno pleno das atividades externas está cada vez mais próximo, assim como as festas e shows.

A tendência é que haja um processo de realocação nos gastos da população, em grande parte endividada. Setores extremamente impactados pela pandemia tendem a voltar a crescer e consumir parte dos recursos disponíveis, tornando o dinheiro mais escasso.

Perceba: se sua empresa cresceu na pandemia, isso pode não ter absolutamente nada a ver com a qualidade da sua gestão na crise. Inclusive sua própria incompetência pode ter sido ocultada pelas benesses do mercado pandêmico.

Portanto, antes de querer laurear seu time de marketing e vendas pelo brilhantismo em crescer na pandemia, enquanto você percebe diversas empresas de outros setores desmoronando ao seu redor, reflita profundamente sobre alguns aspectos:

  • O seu setor e seus concorrentes cresceram na pandemia?
  • As soluções que sua empresa fornece eram convergentes com a mudança de hábitos da população?
  • Suas estimativas de vendas para hoje, momento de saída da situação pandêmica, estavam superdimensionadas?

Se as respostas para as três perguntas foram “sim”, você está diante de um problema bastante acentuado: é bastante possível que seu crescimento de ontem tenha atingido seu pico e agora o que lhe aguarda é uma franca decadência de resultados comerciais.

Agora, se você utilizou esse período de crescimento para sanear suas contas, investir em tecnologia e tornar seu negócio mais competitivo, você possivelmente terá vantagens sobre seus concorrentes, que tendem a perder mercado para sua empresa.

A diferença nesse momento é: seu mercado vai sofrer com um encolhimento e só os mais preparados não sofrerão impactos convulsionantes.

É fácil crescer quando todo um setor cresce. Difícil é planejar e executar um plano de retração.

A lula, quando caçada por um predador, solta uma tinta escura tentando despistá-lo. Você verá seus gestores de marketing e vendas soltando essa tinta agora e culpando o “mercado” pela retração em seus resultados.

Reflita:

  • O crescimento da sua empresa estava previsto na entrada da crise?
  • O recrudescimento dos seus resultados estava previsto?
  • Quanto foi investido em tecnologia e melhorias nesse período?

O mercado vai punir severamente os surfistas com pranchas de isopor.

E você? Está preparado ou estava muito ocupado tomando champagne e comemorando seus resultados “extraordinários”?

Um novo round acaba de começar.

Faça uma boa luta. É vencer ou beijar a lona a partir de agora.

O autor é consultor da IDATI CONSULTORIA E TREINAMENTO

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