O que é Marketing Omnichannel?

Estamos diante de um conceito da moda. Omnichannel ou em bom português é onicanal. É importante a abertura do termo, já que o prefixo ONI exprime a noção de “todos”, facilitando a compreensão de que o Marketing Omnichannel / Onicanal nada mais é que a utilização de todos os canais de interação com clientes e pessoas em geral.

De que se tratam “todos os canais”? A união entre estratégias e ferramentas online e offline.

Um rápido vídeo explicativo sobre o assunto:

Vivemos em uma sociedade conectada. Já não é possível, ou desejável, que uma organização utilize apenas estratégias offline para se comunicar com o público. Imagine que você utiliza panfletos para divulgar seu trabalho. No panfleto é desejável que existe um meio de digital de apresentação da sua proposta, seja um site, uma página em redes sociais ou mesmo um vídeo explicativo.

Grandes empresas varejistas também estão trabalhando de forma integrada suas lojas virtuais e físicas, buscando que os clientes tenham uma experiência mais envolvente com a organização ao comprar online e poder retirar a mercadoria na loja física.

É difícil promover experiências mais imersivas apenas online, você concorda comigo? Difícil, mas não impossível.

Voltamos ao Marketing Omnichannel. Vou ser bem direto nesse ponto: o que se prega como o “novo modelo” não passa de uma obviedade. É lógico que precisamos integrar as estratégias online e offline. Não vivemos mais nos anos 80!

Mas me parece que se não tivermos novidades com termologias sobre marketing, todos dirão que se trata de uma área de estudos defasada. Marketing digital, outbound marketing, inbound marketing, marketing de conteúdo, 8 P’s, 12 P’s, 40 P’s … tudo isso tem a única utilidade de tornar redundante o conhecimento.

Você já reparou que a maioria dos profissionais não consegue nem definir o que é Marketing? Faça o teste, questione. Depois compartilhe nos comentários as respostas que ouviu.

Vou lhe explicar de uma forma simples e didática:

  • Market: Mercado
  • Ing: no inglês, o sufixo ing dá a noção de movimento, de interação.

Portanto Marketing pode ser interpretado simplesmente como Interagindo com o Mercado, Criando Mercado, Moldando o Mercado.

Organizações estão em um grande mercado e precisam se adaptar a ele, à sociedade, à tecnologia, aos novos e velhos anseios de um público cada vez mais pulverizado e exigente.

O que realmente temos de novo no marketing, em forma de pensamentos, é o Marketing 3.0 e 4.0, apresentados por Philip Kotler em dois excelentes livros.

Obviamente existem outros autores que trataram dos temas presentes nos livros, mas a forma como ele apresentou o conteúdo e sacramentou que estamos em um caminho sem volta nos estudos sobre o mercado é muito interessante.

Em Marketing 3.0, Kotler e sua equipe apresentam a visão do Marketing focado no Ser Humano. As organizações precisam desenvolver novas estratégias de Responsabilidade Social Corporativa visando tornarem-se agentes de mudanças, influenciando ativamente o desenvolvimento de um mundo melhor.

Em Marketing 4.0, Kotler aprofunda as mudanças previstas em seu livro anterior, pregando a utilização da tecnologia. Conforme citei no início deste artigo, vivemos em uma sociedade conectada. E o modelo do Marketing Omnichannel faz parte dessa visão.

A maior dificuldade dos profissionais está em se adaptar. E para se adaptar você precisa necessariamente estudar.

Ou seguir modismos que pregam ser a “revolução do marketing”.

O autor é consultor da IDAti Consultoria e Treinamento

Artigo Recomendado: A integração do Marketing Online e Offline e sua influência em Vendas

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