SWOT aplicada à gestão de pessoas

Em que você é bom? Em que você é fraco? E o que isso tem de relação com seus negócios? Compreenda a utilização da SWOT em sua gestão de pessoas.

Quando um administrador sai da faculdade, ele pensa ter um verdadeiro canivete suíço repleto de soluções. Para os mais velhos, uma boa referência é a de MacGyver e sua capacidade de criar soluções com poucos recursos.

Mas a realidade do mercado não é essa. Um administrador possui uma visão macro de problemas e soluções. Ponto. Como executar é outro problema, isso vem com a experiência.

Escolhi o exemplo do administrador por ele servir para qualquer área de negócios. Veja sua empresa, sua equipe. Você sempre tem pessoas de diversas formações trabalhando com você. Com habilidades e lacunas.

Perceba: todas as pessoas possuem forças e fraquezas. Portanto, em que as pessoas da sua equipe podem ser melhores para potencialmente inovar e pensar soluções para seu negócio?

Em que você pode melhorar? Ou está se achando o MacGyver?

Reflita comigo: Para onde sua empresa está indo? Qual o plano? Quais as oportunidades e ameaças que tem pela frente?

Como preparar a empresa e seu capital humano para o futuro? Raros gestores sabem responder essa questão.

Diversos gestores que não se reciclam há anos. Não estudam, não leem nada novo (nem antigo), não discutem alternativas com pares que realmente tenham algo a acrescentar. Estão em um platô, simplesmente satisfeitos com o que dominam.

Facilmente você já passa a reparar em colegas de trabalho, de todos os escalões, satisfeitos com suas habilidades e conquistas. Os insubstituíveis, os talentosos. Que não inovam em nada.

Finalmente, pense em você, no que aprendeu de novo nos últimos tempos, o que leu, como melhorou suas habilidades para ser mais competitivo no futuro.

Difícil, não é mesmo?

Forças. Fraquezas. Oportunidades. Ameaças.

Todos os dias permeando sua empresa, as equipes e você mesmo. E a maioria das pessoas não faz nada a respeito, deixando simplesmente o tempo passar.

Em uma vida onde a tecnologia tem saltos constantes a cada 2, 3 anos. 

Vivemos em uma sociedade digital e muitos teimam em viver como em tempos analógicos, onde seu avô e seu pai, e possivelmente você, conviveram com as mesmas tecnologias em seu dia-a-dia. Mas isso mudou radicalmente a partir dos anos 90.

A tecnologia muda rapidamente. O mercado muda rapidamente. A inteligência Artificial está revolucionando os negócios, estando plena em 2029 em sua face cognitiva, capaz de identificar problemas e criar soluções sozinha.

Pense nisso. Que habilidades você precisa para enfrentar os desafios do presente e do futuro?

Ou você será muito bom ou terá pessoas muito boas a seu lado.

Faça a SWOT da sua equipe (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), a sua e inicie um processo de mudanças urgente em sua cultura. Trata-se de uma metodologia antiga, mas ainda altamente funcional.

Que as pessoas teimam em ignorar em sua gestão, principalmente de pessoas.

Se dedique. O tempo dos obsoletos terminou.

O autor é líder de projetos da idati consultoria e treinamento

Leia mais:

Estruturas baseadas em hierarquia x inovação

As tartarugas sobre postes

O poder do reconhecimento nas organizações

Facebook
Twitter
LinkedIn

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Conheça nosso curso: