PEQUENOS NEGÓCIOS : CORONA VÍRUS

Se você ainda não está preparado, agir agora e planejar seus próximos passos é questão de sobrevivência ou falência.

Uma pandemia mundial atingiu o Brasil. Você já pensou o que fazer para ajudar pequenos negócios em tempos de corona vírus?

Então resolvi lhe ajudar. Vamos enfrentar juntos esse desafio?

“Guia Prático de Sobrevivência para Pequenos Empresários”

Qual seu maior desafio nesse momento? Fazer caixa. Você precisa de dinheiro!

O primeiro passo é trabalhar com quem é ou já foi seu cliente.

Ainda não sabemos quanto tempo irá durar esse caos, então mesmo que você tenha suas reservas, é importante prever mais alguns meses de saídas de caixa. Se está mal, precisa ser ainda mais agressivo.

Captar novos clientes em um momento de pandemia é muito mais difícil do que trabalhar com seus clientes e parceiros de negócios. Pessoas que já conhecem seus produtos ou serviços já possuem confiança na sua empresa ou seu negócio.

Necessariamente, para vender nesse momento, você precisa ter uma proposta irresistível. E, para dor do seu bolso, essa proposta envolve entregar mais do que normalmente você entrega por certo valor. Seu cliente precisa ver uma oportunidade única com prazo determinado, dentro de um princípio chamado escassez.

Portanto, vamos ao que interessa na sua base de clientes. Pegue seu caderninho, planilha de excel ou sistema de registros de clientes e atue.

  • Você é prestador de serviços: venda vouchers com pagamento antecipado. Se seu cliente comprar adiantado, terá “40% de desconto” e poderá usar o serviço em qualquer momento nos próximos 18 meses ou opte por pacotes, onde a cada “4 compras adiantadas seu cliente ganha 6”. Tudo depende do seu fluxo de caixa atual. Não adianta pensar que você está sem margem de lucro, você precisa de capital de giro urgentemente. Trabalhe no seu limite, com o mínimo de lucro necessário para manter suas portas abertas. Quando a crise passar, você trabalhará com agendamentos mais restritos, utilizando parte do seu tempo para cumprir essas promessas de venda e outra parte em novos negócios com rentabilidade maior.
  • Profissionais Liberais: se você é um profissional da área da saúde, você pode atender remotamente seus clientes. Utilize as ferramentas disponíveis, mas lembre-se de dar um bônus para seu cliente. Esse bônus é um programa de atividades caseiras para aproveitar melhor o tempo em casa, exercícios, dietas que ajudem no bem estar, artigos, vídeos e livros digitais. Você pode fazer vídeos explicativos, pode conversar. Mas necessariamente você precisa interagir com seus clientes de forma que eles não estejam sozinhos, que eles sintam que podem contar com você. Seu cliente pode até ter restrições sobre se relacionar online com você, mas certamente terá uma memória afetiva muito forte sobre seu relacionamento em breve. Se não consegue atender seu cliente, esteja presente, reforce o seu vínculo com ele. Ou o deixe pensar que não precisa mais de você.
  • Você tem um estabelecimento de alimentação: seus clientes podem retirar os alimentos na loja ou receber entregas em suas casas, pedindo pelo WhatsApp. Por que WhatsApp? Porque os aplicativos de delivery cobram taxas altas e, mais que isso, nesses aplicativos você está em plena concorrência com outros estabelecimentos. Se for utilizar aplicativos, coloque um “Cavalo de Tróia” na embalagem: um folder ou aviso informando que compras diretas, com retirada na loja, possuem X de desconto no pedido. E pacotes (olha eles aí novamente) possuem descontos fidelidade. Fuja dos atravessadores e aumente sua lucratividade, mesmo com descontos.
  • Para pequenos comerciantes: mesmo se investir em promoções, suas margens já são muito pequenas em relação aos maiores comércios, inclusive online. Você precisa focar em facilitar a vida de seus clientes. Foque em entregas no seu bairro de pacotes. Crie algumas opções e as monte, com 6, 10 ou 15 produtos básicos. Indicaria no máximo 10 opções, pois você terá que montar os pacotes. Temos muitos idosos e pessoas com receio de sair de casa, o que é uma oportunidade para trabalhar com entregas na sua região. Faça kits e os divulgue via panfletos na sua região. Use sua impressora particular se necessário, mas crie variedades que possam ser interessantes para as pessoas. Até uma tabacaria pode fazer kits, onde na compra de um pacote x seu cliente ganha um baralho. Um Baralho? Sim, você está dando uma opção de lazer para as pessoas que nessa época só estão pensando no cataclisma mundial.

Philip Kotler em seus estudos já apresentou que o custo de adquirir novos clientes é 4 vezes superior aos de manter clientes. Esteja presente, pois seus concorrentes podem estar tomando atitudes para lhe substituir como o preferido de sua clientela.

Importante: higiene é fundamental, assim como cuidados com a aparência e preocupação com a saúde de sua equipe e dos clientes. Portanto, sempre use máscaras, luvas ou carregue álcool gel e utilize no trato dos produtos e na entrega final. O cliente vai perceber que você é sério e está sendo zeloso com todos a seu redor.

Passo 2: Conquista de novos clientes

Depois de trabalhar sua base de clientes ou regiões chave, você pode partir para captar potenciais novos clientes. Não caia no conto dos gurus do “marketing digital” e se endivide com anúncios e campanhas online. Trabalhar no ambiente online é para quem sabe, não para quem quer aprender do zero agora.

Portanto, ou você já trabalha online e seguirá seu trabalho de divulgação ou irá contratar alguém que domine essas ferramentas digitais, pois não existe mais tempo hábil para aprender a fazer um site / página e executar suas campanhas. Se você acha que vai aprender do zero e ganhar dinheiro em breve está redondamente enganado.

Se você não tem dinheiro para contratar um freelancer ou um uma empresa especializada (sim, as empresas digitais seguem trabalhando normalmente), você precisa partir para o que se chama Marketing de Guerrilha, isso é, fazer o máximo possível com o mínimo possível.

Não é momento de ter vergonha: fale com todos os seus contatos. Peça ajuda, peça indicações nas redes sociais, no WhatsApp. Peça que falem sobre você, sobre seu trabalho ou negócio. Que ajudem a divulgar seus produtos ou serviços e seus pacotes promocionais indicando você como uma boa opção.

A indicação de terceiros é uma das ferramentas mais potentes do marketing, pois lhe concede credibilidade. E é de graça. Basta você conquistar esse voto de confiança.

Use suas redes sociais e as dos seus colaboradores, parentes e amigos como meio de divulgação. Mais uma vez, busque ajuda das pessoas próximas a você. Estamos tentando sobreviver no mercado, não é hora de vaidade.

Depois, voltamos aos velhos panfletos. Crie pacotes e promoções na sua região, coloque uma máscara, luvas e mãos à obra. Numere os panfletos por rua, de forma a saber qual panfleto foi mais eficiente e em que região. Atrele descontos à apresentação do panfleto, de forma a este ter que ser apresentado na hora da aquisição para garantir o desconto. Assim, como no marketing digital, você vai saber exatamente aonde teve resultados.

Agora, se o ambiente tecnológico lhe é familiar, use a tecnologia a seu favor. Trabalhe online e offline, faça atendimentos virtuais, preste assessoria remota, dê informações a quem necessitar. Esteja conectado o máximo de horas possível.

Anúncios digitais podem ser feitos por região, por CEP. Invista exatamente aonde está seu público-alvo. E faça anúncios exatamente para esse público. Isso é, envie a mensagem certa para a pessoa certa no local certo. Não é simples fazer 15 anúncios diferentes para públicos específicos, mas se você for genérico, seus resultados serão pífios. Temos que utilizar os nossos poucos recursos da melhor maneira possível, mais otimizada. Faça cada real render.

Imagine uma senhora de 70 anos recebendo vendo um anúncio de tele entrega de cerveja artesanal, sendo que ela mora a 40 km de sua base. Está tudo errado se essa pessoa ver sua promoção. Agora, se o seu anúncio for para alguém que gosta de cervejas artesanais e que está no seu raio de entrega ou retirada, você está falando com um cliente potencial. Sua mensagem precisa ser uma oportunidade para esse cliente, uma venda de impacto. Trabalhe a emoção do seu cliente e a escassez da oferta e ele tenderá a comprar seu produto. E se tiver um grower de brinde em uma boa compra? Negócio fechado.

Você percebe que não é fácil. Mas também percebe que raros estão fazendo o que está disposto nesse breve artigo, portanto você tem oportunidades de negócios.

Aja Agora.

Contate pessoas que você confia e que tem boas ideias. Discuta com elas suas ideias, aprimore o que pode ser feito para seu negócio. Discutindo você terá ainda mais ideias e elas serão cada vez melhores.

E todas as novas sistemáticas que você montar agora darão ainda mais resultados para você quando sairmos da crise de saúde … mas se prepare para problemas econômicos. Você sempre precisa estar pensando e planejando dentro de um cenário de problemas e soluções, de modo a aperfeiçoar constantemente seu negócio.

Enquanto alguns choram outros vendem lenços.

De que lado você está?

Bons negócios

Facebook
Twitter
LinkedIn

4 respostas

  1. Magnífico! Poucos pensam fora da caixa! Também estão dentro dela agora! Isso sim que é artigo de alta qualidade para empresas e pessoas que querem sair de uma histeria econômica! Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nosso curso:

Pular para o conteúdo